TROVA DO DIA – ACLAPTCTC A PARTIR DE 27/07/2020 POR ALBÉRCIO NUNES

  Sonhava quando menino

  ser algum dia um doutor,  

  mas quis assim o destino:

   que eu fosse só trovador.                     

                      

As trovas, se bem compostas,

as rimas são indispensáveis.            

 As sete sílabas dispostas

 são muito bem aceitáveis.

                     

___Vovó, está doce o feijão,  

ficou salgado o café.

___Troquei os temperos, então.

Tô velha, mal fico em pé.

                      

Não seja tão enigmático,

nessa vida não compensa.

Mostre a cara, seja prático,

faça a sua diferença.

                     

Deus criou a humanidade,            

deu-lhe amor, paz e ternura.

 Criou também a saudade

 como forma de tortura. 

 

Chamam-me de “estraga lar”,

 mas eu não sou o culpado.

  Elas vêm me procurar

  e eu dou conta do recado.

 

Apesar dos desenganos

vou dizer o que é saudade:

É voltar, correndo, os anos

procurando a mocidade.

 

Não confie numa amizade

feita de qualquer maneira.

Existe a tal falsidade,

pode ser interesseira.

                      

Não existe mais, existiu,

um Ser Humano perfeito.

Entre animais alguém viu

algum que seja imperfeito?

                      

É duro a gente dizer,

mas a verdade é fatal.

Em que tempo vamos ter

finalmente a paz mundial?

                    

A blusa dessa beldade

parece grade em portão,

protegendo a propriedade

sem impedir a visão.

                      

A dor do amor é tão forte,

tão penetrante na gente,

que, talvez, nem mesmo a morte

elimine o que se sente.

                      

Sorri para não chorar

e cheguei à conclusão:

Nunca se deve ocultar

o choro do coração.

                    

Vai, insiste, sê tenaz,

não desanimas, meu irmão.

Se não propagas a paz

tu já estás vivendo em vão.

                   

Vivendo à base de alpiste,

engaiolado e indefeso,

o canário ainda resiste

à sua cruel vida de preso. 

                    

Sei que estou com TPM,

podem acreditar ou não.

Quem sente isso não teme,

é Tensão Pelo Mengão.

                     

Mandei cartas para ela

mas sei que não recebeu.

O carteiro gosta dela

e com ciúmes escondeu.

                    

Babado e sábado não rimam,

Babado é paroxítona.

Sílabas poéticas dominam,

Sábado é proparoxítona.

                   

O ciúme é dor tão forte,

tão penetrante na gente,

que não há quem o suporte

e não demonstre o que sente.

                  

Pode me fazer trapaça,

até jogar-me no chão.

Peço, por favor, não faça

tortura em meu coração.

                 

Escrevi na praia calma

o nome do meu amor,

mas senti no fundo d’alma

quando a onda desmanchou.

                   

Palavra das mais pequenas

vem na língua portuguesa.

Uma pomba branca apenas

representa sua grandeza.

                  

Meu Flamengo que me importa

se empatas, vences ou não.

Tu não és “galinha morta”,

sei que tu és  HEPTACAMPEÃO.

                  

Procuro a felicidade,

só tenho tido ilusão.

Da minha infância, só saudade

marcada em meu coração.

                  

Hoje em dia, felizmente,

a mulher tem seu valor.

Nas letras ela é um presente

pois mulher rima com amor. 

                  

Gravei seu nome na areia,

veio uma onda e apagou.

Talvez fosse uma sereia

que ao meu carinho invejou.

                  

Quero um Brasil no futuro

que priorize a educação,

que saia de cima do muro

em respeito ao cidadão.

                   

Tenha cuidado, tenha zelo

ela merece atenção.

De todas ela é a modelo

que mais chega a perfeição.   

                  

Ontem abraçaste-me tanto,

beijaste-me ardentemente,

que causou-me até um espanto,

mas foi um sonho somente.

                   

Belezas de encantos mil

Ricos montes majestosos!

A sua força, Brasil

Silencia os invejosos. 

                   

Oh! São Francisco de Assis,

dos poetas, o padroeiro.

Faça o serrano feliz,

sempre assim , hospitaleiro.

                

O teu amor não quero mais.

Nunca direi esta frase:   (lendo de baixo

Sei que te amo por demais.  para cima muda

Agora estou em outra fase.   o texto)

                     

O autêntico trovador

a cada dia renova.

Seja humorística ou de amor,

mostra seu valor na trova.

                      

Não dê ouvido às intrigas,

fique na sua, mulher.

Porque num papo de amigas

você ouve o que não quer.

                 

Vinho do Porto tomou?

Nessa você não me engana.

Esse vinho você comprou

lá em Porto de Santana. 

                  

Outrora floresta imensa,

poluição cá não existia.

Por que, já que o homem pensa,

não pensou na ecologia?

                  

Hoje é domingo? Bom dia!

E tem jogo do Flamengo.

Bem melhor e bom seria

não  domingo, mas DOMENGO.

                   

Nunca desista de um sonho!

Não tendo em uma padaria

vá em outra e eu proponho

busca-lo até o fim do dia.

 

Está chegando a eleição,

Ao votar seja sensato,

Pense bem, preste atenção

E escolha um bom candidato

             

Com toda sinceridade

penso cá com meus botões.

A paz virá de verdade

só com Deus nos corações. 

                 

Preto e branca de mãos dadas,

por amizade ou amor,

refletem pelas calçadas

as sombras da mesma cor.

                  

Não quero mais te encontrar.

Jamais direi esta frase: (Leia também de baixo

“Para sempre vou te amar”. para cima. Outro

Agora estou noutra fase.sentido)

             

Esta cidade hoje ostenta

com muito orgulho sua história,

quatrocentos e sessenta

e nove anos faz Vitória.

 

Essas crianças sem esperança

de frequentarem uma escola,

é o Brasil que hoje descansa

e que amanhã pede esmola.

                  

Já na pré-adolescência,

com trajes mais que sensuais,

meninas perdem a decência

e estimulam os marginais.

                   

Preservem a Mãe Natureza

com uma atitude coerente:

Agindo com sutileza,

reflorestando a nascente.

                    

Sei que tenho prioridade

em qualquer atendimento.

Tiro a senha...que maldade!

A espera é longa, é um tormento.

                      

Se queres ser candidato

não promete ao eleitor.

Faz o certo, sê sensato

que vais ter muito valor.   

                 

Não importa se é primavera,

verão, outono ou inverno.

O que importa é o Sol, a esfera,

com seu lumiar eterno.

                      

Hoje não vai ter mistério,

 eu quero é comemorar

e vou na festa de Clério

o seu niver festejar.

                      

Pantanal Mato-grossense,

Linda Floresta Amazônica,

Mata Espíritossantense...

É Deusa Flora e sua tônica.

                    

Não pode haver maior dor

que a dor da mãe, cujo filho,

entregue às drogas sem amor,

 sem fé e olhar tão sem brilho.

                    

Deixando o filho no ninho,

voando para o alçapão,

o inocente passarinho

cai logo na escravidão.

                     

Vejo a paz no puro sono

de um adolescente dormindo,

em contraste com o abandono

de outros nas ruas...fugindo. 

                      

Siga os caminhos do bem

e respeite os animais.

Você será outro alguém,

terá paz e muito mais.

                   

A Terra cheia de cores,

céu azul, Deus, quem me dera,

que o mundo fosse só flores

e em constante Primavera!

                  

Presta bem atenção, meu filho.

Fica esperto, não reclama.

“Papagaio come milho,

periquito leva fama.

                  

É o amor o mais sublime

dos sentimentos humanos,

pois quem ama se redime

de seus próprios desenganos.

                   

Se você ainda acredita

que ninguém a convenceu,

procure por mim, reflita:

“Pois esse cara sou eu”. 

                   

Fui aplaudido de pé,

a quadra esportiva inteira.

Senti uma emoção até,

logo vi, não tinha cadeira.

                  

Num suave e amado cântico

ouço as batidas do mar.

Guarapari e o Atlântico

formam um enamorado par.

                  

Um coqueiro, uma palhoça,

um rio correndo em frente.

Lembra meu tempo de roça,

tempo bom de adolescente.

                  

Na minha casa eu sou mudo,

sou apenas trovador     (semelhança)

e me concentro no estudo

das manhas do meu amor.

                

Teodorico Boa Morte,

esse é poeta e violonista.

Nas composições tem porte

de que é consagrado artista

                 

Perambulando silente

despetalava uma flor

e o  mal-me-quer que não mente

aumentava a dor do amor.

                 

Lá no necrotério eu lia

um recado inusitado.

Num cartaz grande: “Sorria,

você está sendo filmado.

                 

Você é respeitador?

Bata bem forte no peito,

pois quem é tem seu valor,

também merece respeito.

                   

Confesso, adoro o trabalho,

mas eu prefiro o descanso.

Passo o dia sem atrapalho

na rede, só no balanço.

                  

É de ficarmos aflitos

com este mundo desigual.

Conflitos e mais conflitos

prejudicam a paz mundial

                 

Sete sílabas contém

e em quatro versos comprova

ser uma quadra porém,

ganha fama como trova.

                  

É cada um do seu jeito,

a diferença é flagrante.

Mais importante é o respeito

dispensado ao semelhante

                   

O mundo nunca se apruma

com as lambanças que o homem faz.

A cada dia ele ruma

para bem longe da paz.

                     

O Flamengo atuou bem mal,

um verdadeiro fiasco

mesmo assim está no jornal:

Mengo vira e vence o Vasco.

                     

Nossa Senhora Aparecida

abençoe cada criança

e que durante a sua vida

tenha amor, paz e pujança.

                     

Passa o tempo, segue a vida

e caio na realidade,

foi-se a época divertida

que marcou a mocidade.

                      

Na madrugada silente

vendo este céu estrelado,

é a paz que a gente sente

neste mundo conturbado.

 

Eu não ajo com lisura,

sinto vergonha, é verdade.

Se vejo uma belezura

foi-se embora a lealdade.

                      

Marinalda, Penha, Arlinda,

Rosita e Izabel. Saudade!

Minhas professoras que ainda

marcam minha tenra idade.

  

Nunca apanho de mulher,

e jamais peço socorro.

É pernas pra quem te quer,

com qualquer coisinha eu corro.

 

Nasce o amor em dois olhares

e cresce rapidamente.

Com o tempo, já em outros ares,

vão lembrar dessa nascente.

  

Cada um tem sua história

registrada na lembrança,

mas nunca sai da memória

o bom tempo de criança.

 

O pulsar do coração

força as paredes do peito

quando em meio à multidão

vê-se um olhar daquele jeito.

                     

Conquista-se uma mulher

com uma frase de elogio.

Nem, sempre o que a mulher quer

deixa seu bolso vazio.

                      

Eis a sua recompensa

Por ter me tratado assim.

Feriu-me com sua ofensa,

perdeu meu chamego...É o fim.

                    

“Homem que é homem não chora”,

já diz o antigo ditado.

Mas se seu amor for embora,

que pena desse coitado!

                     

Assim você só me ofende,

machuca meu coração.

Nem um pouco se arrepende,

não merece o meu perdão.

                    

Feriu-me com sua ofensa

por ter me tratado assim.

Eis a sua recompensa:

Perdeu meu chamego...É o fim.

                  

Um momento inesquecível,

que para o Vasco foi péssimo,

quando o Rei Pelé, temível,

marcou seu gol, o milésimo.

                

Se o inferno em que falam tanto

é o que passamos em vida,

não quero vida de santo,

prefiro a minha...perdida.

                 

Nunca foi tão carinhosa,

jamais vou lhe dar razão.

É bem espalhafatosa,

não merece meu perdão.

                

Sinto que o tempo não cura

o que dói dentro do peito.

É saudade, uma loucura

que não sai, não tem mais jeito.

                   

_Vamos fazer um colar,

não é de pôr no pescoço,

é de trovas, só rimar.

_Mas o que é isso, sem moço?

 

Com toda sinceridade

e com muita empolgação,

cultivo a sua amizade

de dentro do coração.

 

Tu és linda com esse teu jeito,

teu semblante é uma doçura,

quando passas sempre o efeito

de quem te vê é a candura.

 

Somos todos pecadores,

não importa a religião.

Sejamos já pescadores

de coisas boas, então.


Autoria de: ALBÉRCIO NUNES

Nascido em Timbuí - Município de Fundão – ES – Residente em Serra -ES

Ocupante Titular da cadeira 28 da ACLAPTCTC – Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores – Clube dos Trovadores Capixabas.

Participante do Anuário de Poetas do Brasil, 1982. Antologia de Aparício Fernandes.

Participante do Livro Trovas para Você, 1913, coparticipação com mais três confrades.       

Participante  de Poetas e Escritores Brasileiros, 2020, Antologia da ACLAPTCTC.       

 Participante da Antologia LETRINHA, 2020.

 Participante de vários concursos de trovas, com temas variados, tendo conquistado boas classificações, inclusive com o primeiro lugar em diversos concursos. DIPLOMAS: 1º lugar : Concurso TEMA RAZÃO -Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores-2014  Excelência Cultural Intelectual Capixaba 2015     Concurso Estadual de Trovas 2013 Tema: IBIRAÇU  3º lugar      Concurso Estadual de Trovas em Anchieta-ES  2016 –  Concurso  Trovas no XIII Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores , Castelo – ES – 1ºlugar Concurso de Trovas e 2º lugar Concurso de  Haicais do CTC - 2017  Trova Relâmpago em Campos dos Goitacazes – RJ, Jacaraipe- Serra-ES , Ibiraçu-ES    DIPLOMA DE VENCEDOR  Concurso de Trovas CTC  tema MUDANÇA- DIPLOMA TROVADOR CAMPEÃO 2014 – Nov/2014  - XVII Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores 2019-Iúna – ES 3º, 4º, 7º, 9º lugares – COMENDA Roner Braga Padilha da Academia Iunense de Letras e PMI – DIPLOMA com Menção Honrosa XVII Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores 2019

Título de AD IMMORTAITATEM em 14/11/2019 ACLAPT-CTC     

Homenagem como Poeta Trovador no Palácio Domingos Martins- Vitória -ES em 2004

Homenagem na Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo, 2006

Diploma UBT – Maranguape 2014

Diploma X Jogos Florais de Cantagalo-RJ

Menção Honrosa UBT – OCARA – 2017

Homenagem Câmara Municipal de Anchieta ao trovador Albércio Nunes - novembro/2017

Mérito Poético, Cultural e Artístico 2018 da Confraria de Poetas- Belo Horizonte- MG

Personalidade Cultural 2018 – Vitória –ES

Premiação de Honra 2018 – Trovador Campeão  em Santa Teresa – ES

Diploma Menção Destaque “Organizacion Mundial de Trovadores -  UBT Venezuela”

Comenda Comemoração do Aniversário de Castro Alves 2019

Membro Colaborador do Conselho Municipal da Cultura da Serra na Câmara de Literatura

DIPLOMA Arcádia Brasílica de Artes Ciências Estéticas  (ABRACE)

ACADÊMICO FUNDADOR IMORTAL EFETIVO TITULAR – (ACLAPT)

CERTIFICADO: CERIMONIAL & HOSTEL INCONFIDENTE MINEIRO – BH  12/2019.

Personalidade Cultural Brasileira 2014 – Eurico Salles- Serra- ES

 DIPLOMA Honra ao Mérito Grande Vencedor –  Personalidade Social, Artística e Cultural – Anchieta- ES – 2019

Confraria de Poetas – Belo Horizonte – MG- Mérito Poético, Cultural e Artístico 2018

CERTIFICADO SARAU POÉTICO Inconfidente Mineiro – 2018

CERTIFICADO DE POSSE como membro do Conselho Municipal de Cultura da Serra- Nov/2016

DIPLOMA de Honra ao Mérito EXCELÊNCIA CULTURAL Intelectual Capixaba 2015

CERTIFICADO no 4º Concurso Semente Literária Edição João Bananeira – 2016 – ACRÓSTICO

CERTIFICADO de Reconhecimento Dia Municipal da Trova em 04/10/2019 – ACLAPT-CTC

PERSONALIDADE CULTURAL 2018 – Homenagem no Dia Municipal da Trova – ACLAPT

Diploma7º Edição do Concurso Literário Estadual “Semente Literária” 2018 – João Bananeira II

DIPLOMA 3º Lugar Concurso Municipal e Estadual de Poesia- Santa Teresa 2018

TROFÉUS variados em Concursos de Trovas.

Comentários

  1. ALBERCINHO REI DA TROVA
    UM TROVADOR DE MÃO CHEIA
    FLAMENGUISTA A TODA PROVA
    SUA TROVA ESTÁ NA VEIA
    (Roberto Vasco)

    ResponderExcluir

Postar um comentário