HISTÓRIAS DO CTC - EVENTOS SARAU ASSUNÇÃO RESGATE CULTURAL ANCHIETENSE – BOLINHO DE ARROZ POR JOÃO ROBERTO VASCO GONÇALVES (ROBERTO VASCO)

O Nome do Sarau: “Assunção” é alusivo a N.S. da Assunção, padroeira da igreja matriz, antes de tornar-se Santuário São José de Anchieta. O dia da padroeira é 15 de agosto. O sarau cairia numa data próxima de 15 de agosto, mas por razões diversas, acabou sendo efetuado em 23 de setembro., a primeira parte. Em 2016, o CTC promoveu em Anchieta, ES, o mais interessante evento sui generis, pois o tema central que inspirava todas as modalidade contidas no evento, era um Resgate Cultural da cidade e o item escolhido foi o “Bolinho de Arroz”, nas modalidades “Iguaria” e “musica”. Uma particularidade é que o evento foi realizado em duas Etapas: uma para lançamento e outra para julgamento e premiação, da seguinte forma: No Sarau Assunção de 23 de setembro, foi realizada uma oficina de criação poética, com a proposta de um concurso de trovas a ser conferida a premiação no segundo evento, além de lançamento do “Concurso Bolinho de Arroz”.

Em 04 de Novembro, foi realizado o julgamento das trovas e o julgamento das duas modalidades do concurso “Bolinhos de Arroz”. Como não tivemos quórum para a modalidade música, foi julgado apenas a modalidade iguaria, com a prova dos bolinhos, no local, por uma comissão Julgadora. Tudo aconteceu no centro “Cultural de Anchieta”. Esse concurso foi reeditado no Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores em Anchieta, ES, de 4 a 7 de julho de 2019. Dessa vez, a situação se inverteu e só tivemos quórum para a modalidade música, com cinco participantes, que levaram suas músicas gravadas em Pen Drive e na Hora do julgamento foram passadas no sistema de Som local, na Câmara Municipal de Vereadores, e a comissão julgadora classificou os vencedores.

O prédio histórico do Centro Cultural de Anchieta, ES, foi fundado em 1940 por Dom Helvécio Gomes de Oliveira, onde funcionou o Hotel Anchieta, destinado a receber os pais das meninas internas à escola Normal Maria Mattos, também fundada por ele e entregue aos cuidados das Irmãs Carmelitas, procedentes de Mariana, MG, que chegaram a cidade em 1922 e se estabeleceram num prédio do antigo centro histórico da cidade. O prédio da Escola, foi inaugurado em 1940, conforme documentação. Essa escola, também atendia as meninas da cidade. Mais tarde, Dom Helvécio vendeu para o Sr Thiago Bezerra Leite, que atuou no ramo até falecer. Voltando ao evento, O concurso de trovas, teve o tema bolinhos de arroz. Também foi instituída a comenda São José de Anchieta, que foi entregue durante o evento. RESGATE CULTURAL BOLINHO DE ARROZ – Na parte musical, foi pensado que: se Dorival Caymmi fez a música Vatapá e Serrano compôs a Torta Capixaba, gravada pelo Trio Caiçara, poderíamos também compor a letra e música do bolinho de Arroz, uma iguaria típica da culinária Anchietense. Quanto a parte Iguaria, O “Bolinho de Arroz” é adocicado e com sabor de erva doce, apresentado no formato das forminhas “cônicas” onde é assado. Seu ingrediente básico é o arroz, que depois de deixado de molho por algumas horas, escorrido e seco, é socado em pilão e peneirado. Só então começam a ser adicionados os outros ingredientes para fazer a massa. Seu fermento é natural, pois o recipiente onde a massa foi feita, não é lavado, mas envolto numa toalha e usado no dia seguinte, com o fermento naturalmente produzido. É bastante nutritivo e de fácil digestão, além de saboroso). Oferecemos a fórmula e a lista completa dos ingredientes e oferecemos o passo a passo do modo de fazer.

Ninguém acertou 100%. Mas houve a premiação entre os dois únicos participantes que aceitaram o desafio. Assim, no dia, no dia 04 de novembro de 2016, foi feito o julgamento, nos momentos finais do Sarau Assunção, ficando assim: 1º lugar ficou, Cristina Maria Ribeiro Lauterman, com 124 pontos e o 2º lugar com Kenia Márcia dos Reis Mota, que obteve 122 pontos. Na verdade, um empate técnico. No concurso de Trovas, tivemos o seguinte resultado: Menção Honrosa para: Marco Antonio Soledad, “Durinho” e Jadir Santos Ribeiro. 10º lugar – Lili de Argolas. 9º lugar – Ângela Lino Veríssimo. 8º lugar – Clério José Borges. 7º lugar – Roberto Vasco. 6º lugar – Albércio Nunes. 5º lugar – Geraldo Fernandes. 4º lugar – Magnólia Pedrina Sylvestre, 3º lugar – Gabriel Gaigher Zaidan. 2º lugar – Nealdo Zaidan e 1º lugar – Lázaro Gaigher Zaidan. MÚSICA e APRESENTAÇÕES Na primeira parte, evento de 23 de Setembro, tivemos a participação maravilhosa de dois mestres da música:

O maestro Ulisses Batista Machado, contratado da Prefeitura para o ensino musical no centro cultural e o nosso grande cantor capixaba, Carlos Bona, que abrilhantaram o evento cultura. Na segunda, em 04 de novembro, Um “brinde musical e poético”, conforme descreve o nosso delegado regional do CTC em Anchieta, ES, que redigiu um relatório, documentando a realização do Sarau em 4 de novembro; “com Teodorico Boa Morte; um espetáculo, com o trovador (flamenguista), Albécio Nunes. A declamadora Cleuza Lourdes, com um trabalho de nossa autoria e Gabriel Zaidan, declamando e expondo suas telas, com pinturas usando a trova como temática. Trovas de minha autoria (Nealdo Zaidan) e dele próprio. Declamação da Escritora de 85 anos, Maria Cândida Vasco Gonçalves. A maravilhosa apresentação de sempre, do “Menestrel Anchietense”, Enedino Gomes Vasco. Várias outras declamações, como o “Poeta Anchietense” Durinho. E o poeta pernambucano Lenaldo Ferreira.

O Secretário do CTC, Roberto Vasco, o Comendador Paulo Negreiros, nosso mestre de cerimônias oficial, culminando a declamação de trovas pelo Presidente Clério Borges”. PRESENTES NO EVENTO – As presenças foram registradas no Livro do CTC, colocado à entrada do auditório. Esteve presente também nessa oportunidade o nosso confrade Paulo José de Oliveira, da cidade de Formiga, MG e membro da Academia Formiguense de Letras. LIVROS - Apresentação de livros pelos próprios autores, inclusive da professora Fabiani Taylor. TROFÉUS - O troféu “Iguaria” tem como Patrono, Máximo Gomes Vasco, (Maxinho) último anchietense a fabricar os “Bolinhos”. O troféu “Musica” tem como Patrono, Jocarly José Vasco, Cantor e compositor anchietense, que compôs a música “Anchieta Cidade Relíquia” cuja letra é uma declaração de amor a Anchieta, sua terra natal. Essa música, ele gravou juntamente com o TRIO CAIÇARA, do qual fazia parte como violonista e vocalista. COMENDAS: Houve, ainda, a entrega da Comenda Padre Anchieta, Medalha com a figura do Padre Anchieta de um lado e a foto do comendador de outro, além do respectivo diploma, para personalidades que se destacaram no mundo cultural: Escritora, Trovadora e Acadêmica – Ângela Lino Veríssimo. Poeta, Trovador, Escritor e Acadêmico – Clério José Borges de Sant’Anna – Presidente do Clube dos Trovadores Capixabas. Poetisa, Trovadora, Declamadora e Acadêmica – Cleuza Lourdes Madureira Vidal. Escritor, Poeta e Músico – Enedino Gomes Vasco. Poeta, Escritor e Acadêmico - João Roberto Vasco Gonçalves – Secretário do Clube dos Trovadores Capixabas. Artista Plástica – Lucineia Ferreira Paz Negreiros. Escritora – Maria Cândida Vasco Gonçalves. Professora e Acadêmica de São José do Calçado – Maria Dolores Pimentel Resende. Professora de Dança Sênior, Poetisa, Trovadora e Diretora do Clube dos Trovadores Capixabas – Magnólia Pedrina Sylvestre. Poeta e premiado Trovador _ Nealdo Zaidan. Presidente da Associação dos Artistas Plásticos da cidade da Serra, Mestre de Cerimônias do Clube dos trovadores Capixabas e Membro do Conselho de Cultura da Serra – Comendador Paulo Roberto Ribeiro Walter de Negreiros. Trovadora, Poetisa de Eurico Sales, na Serra e Associada do Clube dos Trovadores Capixabas – Zenaide Emília Thomes Borges.

Autoria de: João Roberto Vasco Gonçalves (Roberto Vasco), Acadêmico: Cadeira 3, Patrono: São Francisco de Assis.

DOSSIÊ ACADÊMICO:  

JOÃO ROBERTO VASCO GONÇALVES (ROBERTO VASCO)

ESCOLARIDADE

- Bacharel em Administração de Empresas.

-  Pós graduações latu sensu em Análise de sistemas Informatizados; Comercio Exterior; Didática do Ensino Superior; Comissionamento de projetos Industriais.

ATIVIDADES LITERÁRIAS - Poeta, Pesquisador e Escritor e historiador de fato, Autor de vários livros.

ATIVIDADES ACADÊMICAS  -

Secretário Geral da ACLAPTCTC, ACADÊMICO CADEIRA 3, Patrono: São Francisco de Assis.

Acadêmico em várias academias no ES; RJ E SP: Acadêmico correspondente na ARTPOP- Academia de Cabo frio-RJ; Acadêmico Patronímico cadeira Nº14, Academia de Ciências Históricas São Constantino e Santa Helena; Acadêmico Patronímico Cadeira Nº 10 do CONINTER, Senatoria ES; Secretário geral da ACLAPTCTC – ACADEMIA CAPIXABA DE LETRAS E ARTES DE POETAS TROVADORES, Acadêmico e Tesoureiro da Academia Jurídica de Letras do ES; Acadêmico e 2º Tesoureiro da Sociedade de Cultura Latina do Brasil; Acadêmico na ALVV, Academia de Letras de Vila Velha; Acadêmico da Academia Marataizense de Letras, Acadêmico Correspondente da Academia Cariaciquense de Letras, Acadêmico correspondente da academia Teresense de Letras; Acadêmico correspondente da academia Castelense de Letras. 

Livros Publicados:

LOUCURAS DA RAZÃO- VERSO E PROSA, Lançado em novembro de 2014. Esgotado

GUARDIÕES DO TESOURO-CONFRARIA DO TORAH MOSHÊ – Lançado em julho/2015. Esgotado

DOSSIÊ GUARAPARI: Lançado em julho de 2016. Esgotado

VITÓRIA – FRORTIFICAÇÕES E ILHAS – Lançado em 2017

ANCHIETA EM VERSO E EM PROSA – 2 séculos de histórias contadas pelo povo – 2018.

MUSAS E POETAS – Lançado em 2019 – Vitória - ES

CRÔNICAS DE CAMBURI – Lançado em 2020 – Vitória - ES

O NEOTROVISMO E O CTC - CORDEL-Vitória – ES - 2020

MANEMOAÇU SEQUESTRADO PELOS ETs. -  CORDEL-Vitória – ES - 2020

Antologia de Poetas e Escritores Brasileiros – ACLAPTCTC – Vitória – ES - 2020

Coletânea – Coleção Mulher – Mulher-Mãe – Editora Jordem – Vitória - 2020

Coletânea – Coleção Mulher – Mulheres – Editora Jordem – Vitória – 2020

Comentários